domingo, 17 de maio de 2009

SITE CNJ :

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7450:camara-aprova-primeira-proposta-do-pacto-republicano-que-vai-agilizar-processos-contra-o-estado&catid=1:notas&Itemid=675


Home Notícias Câmara aprova primeira proposta do Pacto Republicano que vai agilizar processos contra o Estado

Câmara aprova primeira proposta do Pacto Republicano que vai agilizar processos contra o Estado

PDFImprimirE-mail


O Plenário aprovou nesta quinta-feira (14/05) o substitutivo ao Projeto de Lei 7087/06, do Senado, que institui os juizados especiais da Fazenda Pública para o julgamento mais rápido das causas civis contra os estados, Distrito Federal e municípios (administrações direta e indireta). A decisão dos parlamentares ocorre três dias depois de o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, nomear os integrantes do Comitê Interinstitucional de Gestão do II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo.



Para o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, esse é um projeto de grande impacto social já que " muitas vezes, pequenos créditos congestionam os tribunais da fazenda pública. Os tribunais podem resolver isso muito rapidamente".

O ministro Gilmar Mendes já vem destacando que o objetivo do Pacto foi justamente o de atender a necessidade de agilizar os processos judiciais, seja na esfera cível ou criminal e de melhora e uniformização dos juizados especiais federais e cíveis. Novos projetos que serão votados vão também enfatizar a celeridade da Justiça e dos julgamentos, a segurança jurídica e a defesa dos direitos humanos – no que diz respeito, por exemplo, à interceptação de conversas, a abuso de autoridade e a outras medidas ligadas ao encarceramento e ao excesso de prisões provisórias.

Valor dos processos - Segundo informou a Agência Câmara, por ter sido alterada na Câmara, a proposta volta para o Senado. Entre as alterações, está o aumento do teto do valor dos processos. Os juizados especiais deverão apressar o julgamento de situações como a anulação de multas por infrações de trânsito, a impugnação de lançamentos fiscais (ICMS e IPTU, por exemplo) ou ainda infrações de normas sobre postura municipal, especialmente no caso de pequenas e microempresas.

As alterações foram feitas pelo relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). De acordo com ele, as modificações têm como base a disciplina dos juizados especiais federais, sugestões do Fórum Nacional de Juizados Especiais e da Associação de Juízes Federais do Brasil, além de críticas da doutrina ao funcionamento dos Juizados Especiais Federais.

O relator unificou em 60 salários mínimos os valores máximos que fixam a competência dos juizados, antes separados em 40 salários para Estados e Distrito Federal e 30 para municípios. No entanto, o relator determinou que o valor máximo deva ser considerado por autor, e não mais por processo, como estipulava o texto original. Assim, o teto pode abranger mais de um processo aberto pelo mesmo autor. Um novo artigo prevê a possibilidade de designação de conciliadores e juízes leigos para os Juizados Especiais da Fazenda Pública.

O Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo foi assinado no dia 13 de março pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Michel Temer , e do Senado, José Sarney. No documento, firmam compromisso para garantir três objetivos: acesso universal à Justiça, "especialmente dos mais necessitados", processos mais rápidos e eficientes e maior efetividade do sistema penal no combate à violência e criminalidade.

MG/SR
Agência CNJ de Notícias

Anexo I - Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes, S/N - Brasília - Distrito Federal - Brasil - CEP:70175-900 (Como chegar)
Não foi nenhum agente político que fez isso!!! O único político que incentiva a bagunça aqui em Matriz é Cícero Cavalcante!!!!!!!!
Postado por Matriz quer o 15 na rua em 06/04/2009 19:06
Mota, todos sabem quem foi, o Senhor "das cachorras", esse é o apelido. O Manso esqueceu de colocar o nome dele foi?
Postado por João Nicácio em 06/04/2009 19:09
Nós que trabalhamos por lá, não confiamos mais em segurança pública.
Postado por Cleo Marinho em 06/04/2009 19:10
Sobre este ato de vandalismo meu caro Ricardo, até as baratas de Matriz ja sabiam.
Postado por Cesar em 06/04/2009 20:05
O que voces estão dizendo!!!!
Que nesta cidade até as cachorras sabem!!!??
Postado por cláudio em 07/04/2009 07:54
Convém muito à 'prefeita' Doda a destruição dos documentos constantes do processo contra ela, que está prestes a cassar seu mandato.
Postado por Rogério em 07/04/2009 08:18
E qual seria a novidade nisso? Infelizmente já estamos acostumados de saber que por trás de um ato desse sempre tem um "cabeça" incentivando a população ignorante a agir por ele. E os bestas vão seguindo. Pena é que todos sabem mas ninguém tem coragem de dar nome aos bois.
Postado por André Luiz em 07/04/2009 09:46
O problema é virar moda. Começou com prefeito corrupto queimando arquivos de prefeitura, agora é a vez que candidato corrupto criar balburdia para tocar fogo nas provas de crime eleitoral. Se a moda pegar, a desmoralização será total.
Postado por eduardo em 07/04/2009 17:11
REALMENTE PODE TER POLITICO POR TRAS DISTO POLICIA FEDERAL MINISTERIO PUBLICO JUSTÇA VERIFIQUEM ESTE ATO DE VANDALISMO
Postado por sonhador em 07/04/2009 18:01
Richard, vc devia se candidatar a alguma coisa ou virar garoto propaganda. Pense num indivíduo pra gostar de aparecer !!!!
Postado por egidio em 07/04/2009 19:22
Egidio, não é gostar de aparecer, mas é FAZER ALGO para que se possa apurar. Recebo as denúncias e não fico quieto. Falo, e por escrito faço.
Postado por Richard Manso em 08/04/2009 08:58
Richrd vc está mais do que certo, tudo isso tem que ser mesmo investigado, pois os pobres coratode de cana foram induzido por politicos inconformado.
Postado por Rosa em 08/04/2009 14:22
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=४५५९५


Domingo, 17 de Maio de 2009

Ricardo Mota

17:29 - 06/04/2009 Advogado diz que político pode ter incentivado destruição de Fórum em Matriz Ricardo Mota

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Estado de Alagoas, Richard Manso, quer que a Polícia Federal investigue a depredação do Fórum de Matriz do Camaragibe, ocorrida na semana passada. Em ofício encaminhado hoje à presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, Manso afirma que recebeu informações de que os atos de violência teriam sido estimulados por uma liderança política local. Ele defende que o caso seja entregue à PF por conta da destruição do Fórum Eleitoral – que é vinculado à Justiça Federal.


Geral

Extra Alagoas - AL
12/05/2009 - 10:17

Máfia dos cartórios é denunciada ao CNJ

Donos dessas "capitanias" terão que devolver todo dinheiro embolsado ilegalmente nos últimos 30 anos

FERNANDO ARAÚJO - faraujofilho@yahoo.com.br

O cartel dos cartórios, entulho estatal remanescente das antigas capitanias hereditárias, está com seus dias contados, em Alagoas. Menos por interesse do poder judiciário e mais por exigência do CNJ- Conselho Nacional de Justiça, que levou o Tribunal de Justiça do Estado a fazer um levantamento de todas as irregularidades envolvendo essas serventias.

O estudo, realizado por um grupo de juízes, concluiu que dos 245 cartórios existentes, ou serventias extrajudiciais, como são chamados no relatório, 214 estão sendo ocupados irregularmente. Esses cargos terão que ser preenchidos por concurso público, como determina a Constituição Federal e exige o CNJ.
Da redaçãoDa redação
Procurador de Justiça Afrânio Roberto

As mais graves irregularidades apontadas no relatório denunciam "fortes evidências que indicam terem os interessados se apropriado de emolumentos que deveriam ser revertidos para a Jutiça”. O relatório alerta que essas pessoas podem ter "incorrido na prática de crime de peculato e usurpação da função pública", e devem sofrer processos nas esferas cível e criminal. Entre os atuais donos de cartórios que devem sofrer as penalidades da lei contam nomes de relevo da sociedade local, como o empresário Celso Pontes de Miranda, considerado um dos homens mais ricos de Alagoas.

Celso Pontes de Miranda é apontado no relatório como ocupante ilegal não de um, mas de dois cartórios: o 1º Ofício de Notas de Maceió e o 1º Ofício de Protesto de Títulos da Capital, que juntos, estima-se que rendam cerca de meio milhão de reais por mês. Essa ocupação tem mais de 30 anos sem nenhum amparo na lei, conforme o relatório.

O cartório de registro de imóveis do empresário Stélio Albuquerque também aparece no relatório como sendo ocupado irregularmente, pois seu titular não teria feito concurso público. A mesma irregularidade é atribuída a quase todos os cartórios da Capital e mais de 90% do Interior do Estado.

Outro cartório que vem sendo ocupado de forma ilegal é o 6º Ofício de Notas de Maceió, um dos mais movimentados da capital, ocupado por José Roberto Martins Barbosa, que não fez concurso público conforme determina a lei, e portanto, deverá ser punido.

Estimativas feitas por especialistas indicam que o cartório ocupado irregularmente por José Roberto Martins Barbosa rende até 100 mil reais por mês, recursos que teriam que ser encaminhados ao Tribunal de Justiça de Alagoas, mas que hoje tem destinação privada.
Os juízes querem que o dinheiro desviado durante todos estes anos sejam devolvidos aos cofres públicos, o que pode criar sérios problemas para toda essa gente.

O relatório desse levantamento foi entregue ao corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo procurador de justiça Afrânio Roberto, coordenador do NIEJ - Núcleo Integrado de Efetividade da Justiça. O CNJ vem monitorando os cartórios do Brasil desde que foi criado e voltou recentemente sua atenção para Alagoas diante das denúncias sistemáticas que têm chegado a Brasília sobre irregularidades aqui praticadas. O uso dessas serventias como instrumento político e de enriquecimento ilícito é uma das práticas ilegais entre tantas imoralidades.

A comissão que investigou os cartórios e detectou as irregularidades foi chefiada pelo juiz Domingos de Araújo Lima Neto e realizou um minucioso trabalho durante meses, sendo este a primeira radiografia sobre a situação dessas capitanias em Alagoas. O relatório lembra que os cartórios são uma delegação do poder público e só podem ser ocupados mediante concurso. Mas em Alagoas essa determinação vem sendo atropelada impunemente e com aval de membros do Tribunal de Justiça.

O fato de o relatório apontar apenas 31 cartórios cujos ocupantes estão dentro da lei, mostra a extensão do problema. As irregula-ridades acabam prejudicando os alagoanos e representam um forte impulso na concentração de renda em Alagoas. Há tantas irre-gularidades que muitos dos cartorários não somente embolsam o dinheiro do público pago por serviços, como ainda recebiam salários do Tribunal de Justiça.

Na conclusão do trabalho o grupo de juízes da comissão recomenda que os 214 ocupantes irregulares dos cargos nos cartórios citados respondam a processo administrativo junto ao Tribunal de Justiça e a Corregedoria geral de Justiça de Alagoas.

O relatório sugere que o Tribunal de Justiça promova ações para que o dinheiro embolsado durante todos estes anos por essa turma esperta seja devolvido aos cofres públicos. Recomenda ainda o "encaminhamento de cópia dos processos administrativos para o Ministério Público para ações cabíveis" e a realização de concurso público.

O CNJ recebeu também sérias denúncias contra o desembargador Washington Luís, entre elas uma feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, de Alagoas, sobre a distribuição irregular de cartórios em todo o estado nos últimos anos. Essa foi considerada a última farra dentro do sistema cartorário de Alagoas e um grave atentado à legislação vigente.

Uma fonte ouvida pelo jornal EXTRA disse que a comissão do CNJ ao deixar Alagoas estará levando um massudo dossiê envolvendo irregularidades no setor cartorário, devendo-se esperar ações decisivas daquela instituição nos próximos meses. "Nada será como antes", garantiu essa pessoa ao detalhar a quantidade de denúncias e elementos apresentados aos representantes do CNJ.


9 comentários

  1. Alagoana Revoltada - 16.05.2009 - 20:54

    E AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O CARTÓRIO DE MURICI, PUBLICO E NOTÓRIO EM FAZER GRILAGEM DE TERRAS EM FAVOR DE RENAN CORRUPTO CALHEIROS E DE SUA FAMILIA?
    CD O CNJ?
    AQUI, EM MURICI O CASO É MUITO SÉRIO.
    O TJ., SABE DE TUDO E DÁ O MAIOR APOIO NESSA VERGONHA QUE É O CARTÓRIO DE MURICI.
    TUDO EM FAVOR AO CHEFÃO DA CORRUPÇÃO DO BRASIL, E SANGUINÁRIO DAS VEBAS DO POVO DAS ALAGOAS, RENAN CORRUPTO C.

  2. Paulinho Tupiara - 15.05.2009 - 03:59

    E O CARTÓRIO DE MURICI , QUE "LE -
    GALIZAVA" TERRENOS GRILADOS PA-
    RA OS . . . . . . . . . , TAMBÉM ESTÁ SENDO INVESTIGADO , OU NÃO ?
    COM A PALAVRA OS MEMBROS DO
    CNJ , QUE ESTÃO EM ALAGOAS FA-
    ZENDO UMA "DEVASSA" NESSA JUS -
    TIÇA" DAQUI , QUE É FEITO UM SEPÚCRO ABANDONADO : FEIO POR
    FORA E PODRE POR DENTRO. PODEM
    CRER.

  3. kaio - 14.05.2009 - 22:17

    os cartorios de arapiraca precisam de investigação séria e punição. Lá está havendo altas irregularidades. Só é investigar para descobrir a verdade

  4. MATAGRANDENSE - 14.05.2009 - 20:58

    é o cartorio de mata grande onde o sr-iran malta e a sr- maria comadão os dois cardorios existente na cidade á mais de 20 anos.todos dois estão podes de ricos.um comada escritura de terras e o outro faz casamento e registro.

  5. José Claudio - 14.05.2009 - 16:18

    Porque só estão vendo isso agora? Houve cartório aqui em Maceió, que foi praticamente tomado, além do que alguns proprietários parecem Deuses, pois só falam com os ricos, quando se trata de um pobre, existe um funcionário que leva e traz recados.

  6. Salles - 13.05.2009 - 13:02

    O cartorio rei da pilantragem é o cartorio de Ibateguara, cadeia nestes safados.

  7. Salles - 13.05.2009 - 13:02

    O cartorio rei da pilantragem é o cartorio de Ibateguara, cadeia nestes safados.

  8. Caio Silva - 13.05.2009 - 09:54

    Dr. Afranio Roberto por favor tome as providências o mais rapido possivel a respeito desses donos de CARTÓRIOS,a população não aceita que mais um escandalo deste termine em PIZZA. Estamos precisando de gente seria nesse PODER JUDICAIARIO.E mais é dono de CARTÓRIOS de todo tipo,foi parente de Desembargador e de Juiz eles estão entrando.CONCURSO JÁ.Esparamos que o CNJ realize concurso logo,e, que não deixe de fazer uma varredura com membros do Tribunal de Justiça.

  9. pel - 12.05.2009 - 22:07

    estes safados donos de cartório cobram até o registro que é feito de graça pelo incrae e caro, pois eles dizem que vão a maceió e la no incra registra mais rapido

Geral

Extra Alagoas - AL
12/05/2009 - 10:22

Perito pede ajuda ao CNJ para levar Luiz Pedro ao banco dos réus

Vereador é acusado de mandar sequestrar, fuzilar e dá sumiço ao cadáver de Carlos Roberto Rocha

Ródio Nogueira rodionogueira@ibest.com.br

Emocionado ao ponto de se derramar em lágrimas, o perito licenciado do Departamento Estado de Trânsito de Alagoas (Detran), Sebastião Pereira dos Santos, 70 anos, pediu ajuda ao Conselho Nacional de Justiça -CNJ-, em audiência pública no último dia 5, pela primeira vez em Maceió, no sentido de que o ex-deputado estadual Luiz Pedro sente no banco dos réus. Sebastião Pereira implorou ao ministro corregedor do Conselho Nacional, Gilson Dipp, que o caso do seu filho não entre para a estatística de crimes impunes em Alagoas.

O pai da vítima, que ao final do seu dramático depoimento arrancou aplausos do público que lotou o auditório da Escola de Magistratura no Farol, enfatizou que apenas iria falar a verdade sobre o sequestro do filho. E acrescentou que não estava ali para falar bonito por que é uma pessoa simples que há cinco anos sofre com a tragédia que se abateu sobre sua família
Da redaçãoDa redação
Sebastião : “ Luiz Pedro tem que ser condenado a pena máxima”

Lembrou com tristeza que o sofrimento começou no dia 14 de agosto de 2004, quando seu filho Carlos Roberto Rocha dos Santos, então com 25 anos. Ele foi sequestrado de dentro de sua casa no Conjunto João Sampaio, no Ta-buleiro do Martins, por quatro elementos a mando do ex-deputado Luiz Pedro e que até esta data o corpo não foi loca-lizado pela polícia, apesar do corpo ter dado entrada no IML.

Indiciado pelo delegado Arnaldo Soares de Carvalho, denunciado pelo juiz Helder Costa Loureiro e pronunciado pelo procurador Geral de Justiça, Coaracy Fonseca, Luiz Pedro teve a prisão preventiva decretada pelo juiz José Braga Neto e foi preso em 21 de dezembro de 2007, sendo conduzido para a Delegacia do Tigre. Em 18 de novembro de 2008, por força de habeas-corpus impetrado pelo advogado José Fragoso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi solto.

Em 10 de dezembro do mesmo ano, seria julgado pelo Tribunal do júri, mas, entrou com recurso junto ao STJ contra a sentença de pronúncia e milagrosamente escapou do banco dos réus. A justiça julgou e condenou como autores materiais Adézio Rodrigues, a 16 anos, Laércio Pereira Barros, 25 anos, Naelson Vasconcelos, 16 anos e Leoni Lima a 16 anos. Os condenados estão cumprindo as sentenças em regime fechado no presídio Baldomero Cavalcante.

Arquivada sindicância - Presidida pelo perito Mário Antônio, a sindicância que apurou o desaparecimento do cadáver de Carlos Roberto Rocha dos Santos ,-Beto-, do Instituto Médico Legal Estácio de Lima de Maceió, estranhamente foi arquivada. Em contato mantido com o jornal Extra, Sebastião Pereira, disse que Mário Antônio foi de-signado pelo secretário de Defesa Social para apurar o que de fato aconteceu no necrotério. "Mário Antônio é um homem de bem. Trabalhou 11 meses no caso e não apresentou resultados positivos", lamenta Sebastião Pereira.

O pai de Beto faz questão de afirmar que o perito lhe confidenciou que durante o trabalho de apuração não conseguiu reunir indícios que pudessem levar as pessoas que foram alvo da investigação a terem seus nomes relacionados no relatórios e depois intimados pela polícia para depor sobre o su-miço de Carlos Roberto do IML. "O Mário Antônio me disse que chegaria a gente importante, se referindo a médico, necropsista e motorista do órgão.

Apesar da minha decepção com o resultado da sindicância, acredito na Drª Ana Márcia, diretora do Cpfor, que se empenhou para encontrar uma resposta para o meu caso. Vou continuar buscando uma resposta para o que aconteceu com meu filho”, frisa Sebastião ao acrescentar que “não tenho mais dúvidas de que o Luiz Pedro corrompeu funcionários daquele órgão para sumir com o corpo do meu filho."

O caso foi denunciado ao Conselho de Segurança Estadual, que determinou a secretaria de Defesa Social a nomeação urgente do delegado Valter Rocha, do 11º Distrito Policial para entrar no caso. O conselho solicitou ao Centro de Perícias Forenses que envie cópia do relatório elaborado pelo perito Mario Antônio a fim de que a autoridade policial possa em 30 dias apresentar suas considerações. Levando-se em consideração que para um corpo sumir do IML é necessário a conivência de algum funcionário da casa. E quem facilitou tem que ser identificado e preso. "Se a polícia apertar vai chegar aos elementos que foram subornados pelo Luiz Pedro", acredita Sebastião Pereira.

VEREADOR - Quanto a atuação do vereador Luiz Pedro na Câmara de Maceió, o presidente da casa, Dudu Holanda, disse ao Extra que Luiz Pedro participa regularmente das sessões e debates e quando se afasta justifica à presidência. Dudu informa que ele teve um problema de gastrite e apresentou atestado médico. "A situação do Luiz Pedro é seguramente normal", ressalta Dudu Holanda.

MUTIRÃO DA JUSTIÇA - Dentre as centenas de requerimentos protocolados solicitando apoio ao CNJ, a Fundação Cultural Afonso Arinos, representada em Alagoas pelo seu diretor cultural Pedro Paulo, requereu junto á corregedoria geral dá Comissão Nacional de Justiça, que se empenhe no sentido de que o sequestro do músico Anderson da Silveira, então com 22 anos, registrado há 19 anos seja reaberto pela Polícia Civil.

O diretor diz que Anderson foi vítima de discriminação racial e explica: ele namorava a filha do delegado aposentado da PF, João Vieira Guimarães que não gostava do rapaz. Em maio de 1993, o músico foi seqüestrado em Jacarecica e nunca mais foi visto.


1 comentário

  1. Suphia - 12.05.2009 - 21:41

    Ministro Gilson buscar tambem no foro de União dos Palmares. A 12 ou 13 anos atraz a policia civil prendeu Severino Cordeiro seu filho seu subrinho, se apoderaram do seu carro um caravan. Acabaram o carro e deram sumisso nos presos. Marinita a viúva de fato pede justiça.

Geral

Extra Alagoas - AL
12/05/2009 - 10:01

Justiça em Alagoas é só para ricos

Processos judiciais revelam a relação de promiscuidade entre magistrados e poder econômico em prejuízo dos mais pobres

FERNANDO ARAUJO - faraujofilho@yahoo.com.br

Praticamente todas as reclamações contra o judiciário alagoano recebidas pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça - durante a correição realizada esta semana no Estado, levam à conclusão de que em Alagoas a justiça só existe para os ricos. Os pobres, quando precisam do judiciário, encontram todo tipo e dificuldade, desde a preguiça até a má vontade dos magistrados em julgar seus pleitos. Assim é que a maioria dos 500 mil processos que dormem nos cartórios judiciais tem como autores pessoas do povo, sem acesso nem recursos para convencer os juízes a julgá-los dentro dos prazos legais e morais.

Nos processos que envolvem disputa entre rico e pobre a situação é ainda mais grave. Nesses casos, a parte fraca sempre tem razão, mas o rico sempre tem fortes argumentos para rolar o processo indefinidamente, usando todos os recurso$ protelatórios que a lei lhe faculta. Em muitos casos, o autor e seus herdeiros morrem sem que o processo seja julgado, por mais legítima que seja a demanda.
Da redaçãoDa redação
Ministro Gilson Dipp não poupou críticas aos gestores da justiça alagoana

Alguns exemplos: dois pequenos agricultores tiveram suas terras invadidas pelo empresário Álvaro Vasconcelos e recorreram à justiça para reaver as propriedades. A ação já dura 25 anos e ainda não foi julgada. Os autores já morreram e os herdeiros continuam a sua via-crúcis na esperança de que algum dia se faça justiça.

Esse processo - cuja cópia foi entregue ao CNJ - tem lances que beiram ao absurdo jurídico, como a existência de uma audiência realizada com o autor - já morto. A não ser que o magistrado tenha recorrido à psicografia (escrita dos espíritos pela mão do médium) através do mestre Chico Xavier, que à época ainda era vivo. Mas nada disso consta dos autos.

PROMISCUIDADE - Esse caso também denuncia a relação de promiscuidade entre o rico empresário e os magistrados envolvidos no processo. Consta dos autos que vários juízes e desembargadores alegaram "amizade pessoal" com o empresário para não atuar no processo. Desculpa para não condenar o empresário a devolver as terras griladas.

Ao longo dos anos atuaram nesse processo os juízes Pedro Jorge Cansanção, Nelma Padilha (hoje desembargadora), Daniel Acioly (falecido), Antônio Dória, Gustavo Souza Lima e Ivan Brito. No TJ, atuaram os desembargadores Adalberto Correia de Lima, Estácio Gama de Lima, James Maga-lhães e José Fernandes de Holanda Ferreira e Antônio Sapucaia.

DONO DE SÃO MIGUEL - Outro caso idêntico envolve uma família tradicional de São Miguel dos Campos cujas terras foram invadidas pelo usineiro Nivaldo Jatobá, que perdeu em todas as instâncias, mas o processo esbarrou no Supremo Tribunal Federal, onde disputadas bancas de advocacia tratam de segurá-lo por lá durante muitos anos.

Esse processo, que já dura 30 anos, envolve grande área de terra denominada "Lagoa Azeda", no litoral sul do Estado, com milhares de hectares. O autor já faleceu, além de alguns de seus herdeiros. Nivaldo Jatobá, o "dono" de São Miguel dos Campos, foi denunciado junto ao CNJ e o ministro-corregedor Gilson Dipp garantiu fazer uma devassa judicial na comarca do município.

GRILAGEM DOS CALHEIROS - Outra aberração jurídica, só vista em Alagoas, é o processo que envolve o deputado federal Olavo Calheiros e Genival Mendes Melo, ex-funcionário da falida usina Bititinga, cujas terras foram griladas pelos Calheiros, com aval da justiça. Com a falência da usina, Genival recebeu, via judicial, uma área de 500 hectares pela indenização, mas quando foi tomar posse da terra descobriu que toda a área havia sido incorporada à fazenda de Olavo Calheiros.

A grilagem contou com a participação da tabeliã de Murici, Maria de Lourdes, aliada dos Calheiros. Ela foi denunciada à Corregedoria do TJ que confirmou a denúncia e sugeriu a sua demissão. Mas o Conselho Estadual da Magistratura a absolveu de todas as acusações e a grilagem continua. O caso foi levado ao CNJ com pedido de revisão.

PUXÃO DE ORELHAS - Ao encerrar a audiência pública, o ministro Gilson Dipp, corregedor do CNJ, classificou de candentes as críticas ao judiciário alagoano, todas elas nominadas e documentadas. "Isto ocorre porque o cidadão ainda acredita na justiça e não devemos ficar encastelados em gabinetes refrigerados, distantes da população", disse o ministro em claro recado aos juízes que se acham deuses e vivem distanciados das comunidades em que atuam.

O ministro fez duras críticas aos gestores do TJ Alagoas, principalmente com relação à mordomia dos desembargadores e o excesso de servidores em cargos comissionados, em prejuízo dos juízes de primeiro grau. "Todo poder constituído tem o dever de prestar contas à sociedade", numa espécie de puxão de orelhas nos desembargadores alagoanos.


Notícias relacionadas:

13 comentários

  1. ERRO ORTOGRAFICO VOCES VERAO!!!!! - 17.05.2009 - 18:24

    Erro ortografico é quando voces perderem os cargos de tecnico judiciario do concurso de 1989 quando o CNJ chegar por aí!!!!

  2. CNJ NO CONCURSO DO TRE-Al, ANO 1989 - 17.05.2009 - 17:46

    CNJ os concursados do Tribunal regional eleitoral de 1989 que foram aprovados e nao aproveitados e que os parentes dos desembargadores ficaram com as notas maximas como era que o restante dos aprovados iriam ser nomeados? Era bom que ele só tivesse deixado os aproveitados e classificados só os parentes deles, aí ia da muito na cara. Essa pessoa que está se incomodando deve ser uma das contempladas no CERTAME.

  3. Gustavo - 16.05.2009 - 16:44

    CONCURSADOS do TRE-AL, PEDE JUSTIÇA e CONCURSADOS ESQUECIDOS : o texto de vocês está repleto de erros ortográficos e de desconformidades gramaticais. Talvez esta tenha sido a razão pela qual vocês não foram aprovados no concurso do TRE/1989 ! Apesar da nossa Justiça ter de enfrentar essa devassa pelo CNJ, é imprescindível a utilização correta da norma gramatical vigente nos trabalhos do judiciário!

  4. Louco por justiça - 16.05.2009 - 16:11

    Será que o Dr Orlando Rocha será investigado, também?????????????????????????????????????????????????????????

  5. GJ - 15.05.2009 - 12:14

    Parabéns ao Sr. Ministro Gilson Dipp, corregedor do CNJ, pelo trabalho que está realizando aqui no Estado de Alagoas, nós, ALAGOANOS, estavamos esperando por este dia, em que a injustiças dos MAGISTRADOS iria ser descoberta. Sr. Ministro, aqui em Delmiro Gouveia também tem injustiça, se não for pedir de mais, verifique a situação desses vereadores e do atual prefeito, solicite a cada um a cópia de suas declaração de imposto de renda e compare com a realidade. Como por exemplo: O vereador Francisco de Assis (Kinho) tem prédios (4), residencial e comercial, chácara, apartamento em Maceió, carros, motos, praticamente tudo com o salário de vereador, onde é que com o salário de R$ 3.500,00 dá para comprar tudo isso. só a casa está avaliada em R$ 400.000,00 e agora comprou mais 5 carros para locar na prefeitura do Sr. Lula Cabeleira, o interessante é que não declara.
    Caso Vereador Geraldo Xavier, em tão pouco tempo como vereador, comprou um apartamento em Maceió no bairro Stella Maris, atrás do GBarbosa, ou melhor apartamento de luxo, sem falar que está com 3 carros em sua casa fora os que estão locados na prefeitura, uma bela casa.
    Caso Valdo Sandes, este coitado em sua declaração para o TRE/AL não declarou nada, mas, tem uma bela casa na rua Djanira Araujo, que se brincar senhor ministro, nem todo da classe média tem, tem apartamento e Aracaju, Recife e por fim comprou uma belíssima casa em Maceio na Jatiúca, sendo que em Maceió só anda de Pajero. e os outros? quero ajudar a justiça fazer justiça.

  6. Gino Sérgio Novais - 13.05.2009 - 08:26

    Tribunal de Justiça, vamos definir:
    Paquidérmico, oneroso, desnecessário,homofóbico ( com os párias da sociedade) o resto fica para a imaginação de vocês e do resto da sociedade.......ufa ! cansei de esperar pelo processo que movi contra o Estado ( por sinal mau pagador) que dormita nos gabinetes do acima citado.
    Gino Sérgio Novais
    Radialista

  7. Um Observador - 12.05.2009 - 22:37

    LUCIENE: FAÇA O SEGUINTE:
    Lute Luciane, mande uma carta para o PRESIDENTE DO SUPREMO CONTANDO TUDO ISTO COM DETALHES E SE POSSIVEL, MANDE CÓPIA DO PROCESSO. Não se entregue! Mande também para o Presidente do CNJ, e para a Presidente do TJ-AL que agora é uma mulher séria e sensivel. De repente Ela manda apurar tudo isto e devolve justiça.

  8. Um Observador - 12.05.2009 - 22:33

    ALAGOAS! AS LAGOAS!
    Quanta água limpa e quanta sujeira!
    Quanto descaso com a coisa pública!
    Quanta fraqueza dos poderes!
    Quanta cobardia! O bom ladrão salvou-se, (aquele que foi pregado na cruz com Jesus) mas não há salvação para o político covarde, não escaparás ao ferrete de pilatos, como os taturanas não escaparão das garras da Justiça! Eu acredito na Justiça, apesar de tudo isso que foi dito pela injustiçada Luciane. Lute Luciane, mande uma carta para o PRESIDENTE DO SUPREMO CONTANDO TUDO ISTO COM DETALHES E SE POSSIVEL, MANDE CÓPIA DO PROCESSO. Não se entregue! Mande também para o Presidente do CNJ, e para a Presidente do TJ-AL que agora é uma mulher séria e sensivel. De repente Ela manda apurar tudo isto e devolve justiça.

  9. CONCURSADOS ESQUECIDOS - 12.05.2009 - 19:48

    Jornal extra ajude os concursados do tribunal regional eleitoral do ano de 1989 e desvendar essa gague desse concurso de cartas marcadas junto ao CNJ, POLICIA FEDERAL e outros ORGAOS, ficaremos gratos pela sua atenção, agradece todos todos os CONCURSADOS que ficaram de fora, por caso daquela injustiça que eles fizeram. TODOS AGRADECEM!!!!

  10. CONCURSADOS do TRE-AL, PEDE JUSTIÇA - 12.05.2009 - 19:26

    Todos os CONCURSADOS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS DO ANO DE 1989, PARA AUXILIAR E ATENDENTE JUDICIARIO, pedem que o CNJ quando vira pela segunda vez, de uma passadinha nos RECURSOS HUMANOS(CODES) DO TRE-AL<>

  11. Manoel de Assis - 12.05.2009 - 16:19

    Esse caso que está endo denunciado no CNJ,envolvendo o Nivaldo Jatobá,mostra como os usineiros tem ficado impune diante de todos os crimes quem tem cometido.Esperamos que desta vez haja punição para Nivaldo Jatobá,que ele devolva as terras que invadiu e pague por esse crime.

  12. Luciane - 12.05.2009 - 13:13

    Pedro Jorge Cansanção, Gustavo Souza Lima, tive o desprazer de constatar pessoalmente na minha pele e da minha familia, quanto a incoerencia e a aberraçao do comportamento desses do Senhores chegam ao absurdo. O senhor Cansançao que jugou um processo de posse de terras e deu causa ganha ao Senhor Alvaro Vasconcelos, que subito depois expulsou familias e queimou suas casas mostrando com grande orgulho a liminar que lhe foi concedida por aquele que representava a Justiça Alagoana Sr Pedro Jorge Cansançao. Alguns dias depois diante de minha mae ele admitiu o seu erro e prometeu consertar tudo, mas no dia da audiencia com grande pesar alegou que nao podia julgar o caso porque descobriu ser Parente(primo) da esposa do Sr Alvaro Vasconcelos por isso era impossibilitado de julgar o caso. O processo passa as maos do Sr. Gustavo Souza Lima, que nos recebeu injuriado com o comportamento do colega, admitindo que estava tudo errado, mas no momento que perguntei o que seria feito para concertar esse erro? Querem saber a resposta? Ele também nao podia fazer nada!
    Espero que ao menos o ministro Gilson Dipp, tenha a coragem de enfretar o Sr Alvaro Vasconcelos e faça justiça.

  13. abraão - 12.05.2009 - 12:29

    Parabéns ao Aldo Sobreira, que sozinho enfrenta O "Dono" de São Miguel dos Campos. o "Dono" zomba da cara de cada cidadão miguelense, esnoba os juizes e promotores da cidade, utilizando-se do nosso dinheiro para dar benesses a esses magistrados, uma vergonha, o que eles dizem para seus filhos, que ao invés de defender os pobres e oprimidos os condena a não ter esperanças, a quem recorrer? já é hora de se dar uma basta a tudo isso, revolução já! fora Nivaldo Jatobá, Fora Rosiane Santos (que é usada de todas as formas pelo "Dono" do Mundo, inclusive essa mesma que você pensou), Parabéns Aldo Sobreira!

Extra Online

Extra Alagoas - AL
14/05/2009 - 16:42

CNJ vai investigar patrimônio de juízes e desembargadores

Conselho requisita declaração do imposto de renda de todos os magistrados alagoanos para analisar possíveis desvios morais

Da Redação

Denúncias de enriquecimento ilícito levaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a requisitar a declaração do imposto de renda de todos os juízes e desembargadores alagoanos. “Tem que existir um acompanhamento anual do patrimônio de todos os magistrados”, disse o juiz Marcelo Tadeu, ao indagar: “Como justificar que uma pessoa com salário de R$ 14 mil líquidos adquira uma mansão de R$ 2 milhões?”.

Para o magistrado, quem ganha R$ 14 mil líquidos por mês não pode ter patrimônio milionário como apartamento de luxo à beira-mar, casa de praia, automóveis importados e até lanchas oceânicas. “Quem consegue esse status é através do enriquecimento ilícito”, afirma o magistrado.

Marcelo Tadeu cita como exemplo ele próprio. “Eu vou falar por mim; não dá para fazer muita coisa com esse salário. Quem é de origem humilde e não tem uma base econômica anterior ao cargo, não vai muito longe; os saltos são muito pequenos. No meu caso, que tenho quatro filhos, é assando e comendo. Eu vivo num patamar médio, com veículo de porte médio e uma casa comum, nada mais além disso”.

Segundo Marcelo Tadeu, boa parte dos juízes alagoanos é de pobretões, não na linha de miséria, mas vivendo do que ganha. “Existem pessoas que ingressaram na magistratura há muito tempo e o máximo que consegue ter é um carro, uma casa e uma vida estável, sem ostentações”, diz o magistrado, destacando o fato de nunca ter freqüentado um restaurante de luxo em que o prato custa entre R$ 150,00 e R$ 200,00.

Para ele, R$ 14 mil líquidos por mês é pouco. “Na minha opinião, um bom salário seria R$ 25.000,00. Dá para viver com dignidade, sem se corromper”. Segundo o magistrado, quem conseguir formar um patrimônio milionário com esse salário, ou tem bens de raiz ou é enriquecimento ilícito. “É difícil você ter um patrimônio milionário, como apartamento de luxo, carro importado e casa de praia com uma receita anual de R$ 190.000,00. Para isso, teria que economizar décadas sem gastar um único tostão. E quando menos se espera esse magistrado surge com todo esse patrimônio”, informou Tadeu, sem citar nomes.

Marcelo Tadeu reconhece que no geral, o trabalhador brasileiro ganha pouco e até admite que nesse contexto o juiz é um privilegiado. “Se você olhar a média salarial do país, evidentemente, nós somos privilegiados, porém ainda ganhamos pouco. Eu tenho que comprar livros para me atualizar, que é um gasto considerável. Agora se você fica na mediocridade, é outra conversa”.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL EXTRA


56 comentários

  1. Rogerio - 17.05.2009 - 11:40

    Tem muitos juízes que são professores mesmo, ganham muito bem e devem dá muitas aulas e com isso colocam os estagiários da própria faculdade partivular para redigir sentenças!!! Tem um que é até Diretor. Parece-me que alguns juízes descobriram na FISICA como estar em 2 lugares ao mesmo tempo e transformar um dia de 24 horas em quem sabe 30 horas como um banco privado fez!!!!

  2. custos legis - 17.05.2009 - 11:27

    acho isto uma verdadeira palhaçada ou seja o milharau inteiro, a tempos que o povo da justiça de alagoas são os mais ricos e poderosos deste coitado estado, CNJ quer saber da verdade, voces sabem que o enriquecimento do povinho da justiça existe agora quer tampar o sol com a peneira, o meus não nada em nada. deus abneçoe esta terrinha.

  3. Jose Paulino da Silva - 17.05.2009 - 01:27

    Conversei com uma pessoa que vive no meio desses Doutores e essa pessoa me disse que em Maceio uma canetada de um desembargador é mais cara que a de um ministro do STF, quando é pra dar um habeas-corpus. Por exemplo sai em torno de 200 mil quando é mais barata.
    Enquanto isso, tem desembargador dando de presente de aniversário um helicoptero pra sua filhinha que ganhou como presente de seu tio ano passado uma prefeitura com uma verba de 3 milhões mensais.
    É essa a nossa alagoas que o CNJ precisa passar a limpo, tomar essa dinheirama e colocar todos na cadeia de segurança maxima e incomunicaveis, no regime especial.

  4. Lucas - 16.05.2009 - 22:27

    Dr. Marcelo tem coragem, mas adora uma tv. Até na chuva que alagou parte da Guaxuma, onde mora, ele chamou a tv e nem deixou o presidente da associação do bairro falar. Sacou primeiro de apareceu.

  5. revoltada - 16.05.2009 - 20:58

    alguem do CNJ avisa este juiz da 11ª que sentença é pra ser dada e não se passar mais de um ano pra se ter uma sentença, caramba o DR. geronimo é macio demais espero que pelo menos seja honesto em suas decisões. sei que fama de durão. acorda alagoas.

  6. ALAN DO FORUM - 16.05.2009 - 17:47

    Tem que prender os desembargadores, são todos da mesma face.

    O Extra tem que todos os dias falar sobre um deles, porque são muitos e os juizes que fazem desmandaos.

  7. Um Observador - 16.05.2009 - 13:47

    ALAGOAS DOS SONHOS!
    E o Tribunal Faz de Contas?
    fica por conta do cacareca?
    Aguardem! em representação em andamento.

  8. Diogo Clemente - 16.05.2009 - 10:54

    Servidor público rico, sem herança ou riqueza antes da ocupação do cargo, resulta apenas uma denominação: LADRÃO! Concordo em parte com o Dr. Marcelo, pois 14mil líquidos dá pra se viver muito bem em nosso país, só não dá pra se viver viajando pra Europa, ter casa de praia com lancha, carros de luxo, fazenda no campo, relógios Cartier e por aí vai... que muitos magistrados possuem e que não sei como já receberam todos os seus precatórios de modo integral e anualmente recebem seu "gogó", fora o $ da época eleitoral.

  9. Torres - 16.05.2009 - 06:36

    A lei da mordaça imperiosa e impiedosa faz surgir em território alagoano-quando referimo-nos a "autoridades" judiciárias, que deveriam zelar pela ética,retidão,probidade e bons costumes.São "imortais",valendo-se do cargo que ocupam,censurando os "mortais".

  10. Ciro - 16.05.2009 - 00:19

    Parabéns.
    Merece parabéns o Jornalista Fernando do Extra, pelo voracida que enfrenta os ólítico corruptos, os integrante do POder Judiciário.

  11. O laranja - 16.05.2009 - 00:09

    Pessoal estão tentando colocar até os advogados como bola da vez, é absurdo.

  12. CONFRARIA DO LULA MANGUITO - 15.05.2009 - 23:54

    Dr. Marcelo Tadeu, parabéns pela coragem de denunciar os corruptos da magistratura alagoana. A Corregedoria da Justiça sabe muito bem que são os juízes venais e jamais fizeram a mínima coisa para puní-los. Certa feita na casa do advogado Fernando Costa, durante um comes e bebes ouvi o mesmo dizer que havia comprado os juízes Clever Loureiro e José Afrânio. Disse abertamente que clientes seus, usineiros haviam por seu intermédio mandado construir a mansão do juiz José Afrânio, situada no JARDIM DO HORTO. Em tom de arrogância disse ainda que tais "juízes" estavam muito caro nas mãos dele. Realmente é uma Mansão a casa onde mora o juiz Afrânio. Esse mesmo juiz é dono da melhor casa da TABUBA, que possui até MARINA com uma potente LANCHA ancorada, sem falar nos demais imóveis adquiridos com dinheiro sujo. Sempre estou com o Afrânio e amigos no Bar do Lula Manguito, por trás do CEPA, e chega até a causar constrangimento a maneira como ele fala dos Desembargadores Orlando Manso, Washington, Otávio, James, chamando-os de ladrões, quando sabemos que o próprio Afrânio é um dos maiores corruptos da magistratura. O fim da picada fora ele Afrânio dizer que o seu amigo Cléver Loureiro enricara vendendo sentenças. Nós que frequentamos o bar do lula manguito estamos torcendo para que o Dr. José Carlos da corregedoria procure fazer um levantamento rigoroso do patrimônio de todos os juízes, pois somente assim a verdade virá a tona.

  13. Distante - 15.05.2009 - 16:48

    Vamos procurar ponderar as palavras acusatórias,pois tem juizes que são professores de Faculdades particulares e ganham muito bem

  14. DAVI FERREIRA - 15.05.2009 - 15:53

    vcs sabem os nomes desses desembagadores tauranas e gabirus...
    O povo alagoano quer saber, o nome desses coitadinhos;acho que tá faltando lexotan nas farmacias. Parabéns CNJ.

  15. MARY CLEIDE - 15.05.2009 - 15:44

    OPERAÇÃO TATURANA 2
    TATURANAS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS;CNJ URGENTE,AGRADECE O POVO DE ALAGOAS.

  16. Marcos Barros Aguiar - 15.05.2009 - 15:43

    Parabéns Dr. Marcelo, você levantou um tema por demais interessante, chegou a hora de colocarmos as cartas na mesa, em Alagoas como no Brasil, nunca e em tão pouco tempo pessoas que vieram do nada ostentam tanta riqueza, sem ter herdado nada de ninguem, está ai uma excelente oportunidade do Conselho Nacional de Justiça fazer uma investigação rigorosa sobre o patrimonio dessa gente poderosa, devendo também alardear as investigações aos laranjas destes, pois como se sabe, quem usa da desonestidade para se locupletar de vantagens ilicitas, geralmente utilizam os frutos destas atividades e as coloca em nomes ficticios, a descorberta desses fatos está fácil de serem descobertas, parabéns Dr. Marcelo Tadeu e a sua coragem. Marcos Aguiar

  17. paulino santana - 15.05.2009 - 15:20

    Dr. Marcelo realmente é grande liderança mas trabalhar que é bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... só com lexotammm

  18. vigilante - 15.05.2009 - 12:52

    TAÍ UMA NOVA LIDERANÇA, SURGINDO NO ÁRIDO TORRÃO DAS ALAGOAS:DR. MARCELO TADEU. POIS É:REFORCE SUA SEGURANÇA E JUNTE-SE AOS BONS(poucos, mas existe). ESTAMOS AQUI P/ SOMAR. DR. PINTO LUNA: PRENDA ESSA CORJA DA JUSTIÇA OU MELHOR, INJUSTIÇA:JUÍZES E DESEMBARGADORES. sUGESTÃO:CONCURSO P/ AS PROMOÇÕES....

  19. Luiz Ferreira - 15.05.2009 - 11:55

    Parabéns Dr Marcelo. Além da ostentação, há muitos que são arrogantes para esconder a sua fragilidade jurídica. Não bate tal salário com a opulência. É preciso coibir e desmsitificar essa de estar acima de Deus e do diabo. Bola prá frente e êxitos em sua empreitada árdua. A sociedade há de lhe aplaudir.

  20. Fernando Melo - 15.05.2009 - 11:18

    ESQUECI DE UMA COISA MEU CARO COLEGA, A COISA NÃO MUDA PORQUE COMO VOCÊ EXISTE VÁRIOS QUE PARA FALAR DAS MAZELAS DOS OUTROS NÃO TEM A CORAGEM DE SE PRONUNCIAR EM VIVA VOZ, MAS POR MEIO DO ANONIMATO. É POR ISSO E OUTRAS QUE A COISA SÓ TENDE A BAGUNÇAR. VEJA O QUE DISSE A PRESIDENTA DO TJ POR OCASIÃO DA DIVULGAÇÃO PELA IMPRESSA DO DESCASO, INSALUBRIDADE, BAIXO SALÁRIO MOSTRADO NA TV. EM AMBIENTE PÚBLICO AINDA VEM AMEAÇANDO O FUNCIONÁRIO, ONDE ESTÁ O SERJAL E DEMAIS SINDICATOS PARA APOIAR O FUNCIONÁRIO. GRAÇAS A DEUS QUE NÃO SOU DEPENDENTE FUNCIONÁRIO DESSA CORTE.

  21. Grilo falante - 15.05.2009 - 11:10

    Isso mesmo Dr. Marcelo,sou seu fã e te admiro cada vez mais,a verdade tem de ser dita.Vamos investigar certos juízes e desembargadores,a coisa ta feia.

  22. Fernando Melo - 15.05.2009 - 11:07

    MEU CARO COLEGA INTERNAUTA, É DIFÍCIL FORMAR UMA OPINIÃO NA ATUAL CONJECTURA, EM VISTA PRESENCIARMOS UM MAR DE LAMA, ADVINDO DAS ALTAS CORTES EM QUE MINISTROS, PARLAMENTARES E AFINS, ESTÃO ENVOLTOS A GRANDES MARACUTAIAS, NÃO SE SABE QUEM, POR VENTURA DEVOLVEU AOS COFRES PÚBLICOS VALORES QUE SE LOCUPLETOU, PARECE TUDO DOMINADO. SOU DOS QUARENTÕES, DE MUITO SE FALA QUE O BRASIL TEM JEITO E NÃO VEJO TAL MUDANÇA, OS INTELIGENTES SÃO AQUELES QUE APLICAM A LEI DE GERSON E BUSCA A TODO CUSTO TIRAR VANTAGEM, CASOS DIVERSOS É UMA RARIDADE EM MEIO A UM MILHÃO. ONDE VAMOS PARAR. UMA SOLUÇÃO QUE ENTENDO PLAUSÍVEL SERIA DETONAR ESTA CIVILIZAÇÃO NO BRASIL, ESTOU NO MEIO POR UMA QUESTÃO DE EGOÍSMO E NÃO FRATERNO E CRIAR UMA NOVA FORMADA EM LABORATÓRIO UTILIZANDO OS GENS DE CHIARA, MADRE TEREZA, GANDHI E A BRASILEIRA IRMÃ DULCI DE SALVADOR. ABRAÇO FRATERNO.
    FERNANDO MELO DE ARAPIRACA.

  23. coitadinho de capela - 15.05.2009 - 10:26

    Rapaz, eu gosto mesmo é de citar nomes: vcs ja viram os carrões de luxo do juiz joão dirceu? nâo ? então vão ver a casa de praia ! é coisa de cinema! e por falar em cinema vcs viram a fazenda dele? meu deus do ceu é coisa do outro mundo.

  24. Eduardo - 15.05.2009 - 10:15

    DUVIDO!!!! Uma vez conversando com meu sogro, perguntei porque ele procurador aposentado não tinha mnsão como alguns magistados aqui de alagoas."ele me respondeu com toda sua particularidade e idoneidade, há meu genro é que o meu dinheiro é macho não dá cria e o "deles" é fêmea e parideira.

  25. Mara - 15.05.2009 - 09:01

    de adianta investigar tem que devolver o dinheiro usurpado da saude - educação - segurança, deixe os caras solto - só peque o dinheiro de volta isso serva para os taturanas da assembleia quem já devolveu? paulão já devolveu - santo honesto? o Ciço já devolveu? e os outros - 300 milhoes dar ´para fazer um monte de casa para os miseráveis que moram debaixo de barreiras e zonas perigosas?

  26. ADVOGADO MARCOS LACET O "LARANJA" - 15.05.2009 - 08:41

    SABEM QUE É O LARANJA DO JUIZ JOSÉ CARLOS REMIGIO DE SÃO MIGUEL? R. É O ADVOGADO MARCOS LACET, QUE ERA POBRE E HOJE POSSUE PATRIMONIO MILIONÁRIO ATÉ MANSÃO NA BARRA DE SÃO MIGUEL, CNJ INVESTIGUE.

  27. FUNJURIS UM POÇO DE CORRUPÇÃO. - 15.05.2009 - 08:34

    INVESTIGEM O PATRIMÔNIO DE TODOS OS JUIZES E DESEMBARGADORES QUE FORAM GESTORES DO FUNJURIS, POIS SABEMOS QUE TODOS ESTÃO RIQUISSÍMOS, A EXEMPLO DO JUIZ IVAN BRITO JR. ADEMAIS TODAS AS CONSTRUTORAS QUE VENCEM LICITAÇÕES DO TJ/AL, SÃO AS DAS MESMAS FIGURINHAS LARANJAS DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E TC/AL, A EXEMPLO A ARCTEC DO SR. JONGA, FAMOSO LARANJA FRAUDADOR DE LICITAÇÕES, É SÓ O CNJ, INVESTIGAR, VÁRIOS DESEMBARGADORES SÃO MILIONÁRIOS COMO EXEMPLO DES. TOURINHO COM MAIS DE 40 IMÓVEIS, ORLANDO MANSO E FAMÍLIA, ESTÁCIO GAMA E FILHOS, WASHGNTON LUIZ, JAIRON MAIA E FILHOS, JUIZ HENRIQUE TEIXEIRA

  28. CASADENSE SIM, BUURO NÃO! - 15.05.2009 - 07:33

    Dr. Tadeu, e quando o sujeito assume o cargo de prefeito num município pequeno e pobre, e em oito anos torna-se dono de vários postos de combustíveis, apartamentos em zona nobre da capital, propriedades rurais em outros estados e se dar ao luxo de presentear um colega soldado com um mega posto, loja de conveniências e churrascaria? Alem de comprar um diploma de bacharel em direito numa dessas falculdades "topa tudo por dinheiro"? Não é ficção, quer comprovar? saiba de quem é o POSTO SALGADINHO... Pergunte onde arrumou tanto dinheiro, ou se recebeu alguma heransa? É FANTÁSTICO!!!! Que falta faz a justiça e um legislativo honesto e combativo!

  29. Simplicio - 15.05.2009 - 07:12

    É claro que muitos destes juizes enriquecem ilicitamente, é só ver nas épocas das eleições tem muitos que engordam o bolso com propinas dos candidatos, quer um exemplo verifiquem a conta do juiz Mauro Baldine, e se ele não usou um laranja nessa eleição última passada ele engordou sua conta, com uma propina pequena mas que faz inveja a qualquer juiz desonesto. E o todo poderoso desembargador sertasnejo será que vai devolver o dinheiro que ele roubou dos cofres da justiça, ou é só balela da mídia? Os poucos alagoanos de bem que ainda existe espera que aconteça isso, mesmo sabendo que quem vai julgar pode ser outro corrupto e daí? Temos esperança de que ele seja julgado pelo CNJ. porque se deixar que ele seja julgado por juizes daqui estamos perdidos, vai ser o mesmo que dizer tudo isso é seu foi um equivoco.

  30. Alguem Indignado de Pirnhas!!! - 15.05.2009 - 06:42

    Quero só ver o desembargador Washington Luiz, mais conhecido como DESEMBARGADOR-FORA-DA-LEI, vai explicar todo o seu patrimonio gigantesco ao CNJ, mas atentem para a possibilidade de fraude na declaração do imposto de renda, sonegação fiscal é o minimo que pode acontecer. o DESEMBARGADOR-FORA-DA-LEI tem grande parte de seus bens em nome de terceiros. esse Washington Luiz é fogo mesmo, sempre agindo à margem do que diz a lei, cada vez mais se consolida como um DESEMBARGADOR-MARGINAL (que age à margem da lei).

  31. BARAQUE NALAMA - 15.05.2009 - 06:30

    PERGUNTO:

    Quem vai investigar o patrimônio do Gilmar mendes?
    Acima dele só o telhado do supremo aqui na terra e abaixo só o satanás!!
    Só existem magistrados corrompidos porque há os corruptores.

  32. o rapaz - 15.05.2009 - 04:09

    um dos homens mais rico das alagoas é quem? claro o desembargador washingthon luis damasceno freitas. é tanto que ele toda semana distribui dinheiro a população de piranhas. ora quem já viu isso nessa crise distribuir dinheiro. ahahahhahahahahhahahiririririiriririri!

  33. EX-DEPUTADO - 15.05.2009 - 01:15

    O JUIZ MARCELO TADEU É HOMEM DE CORAGEM. ELE SABE QUEM METE A MÃO NO DUODÉCIMO DA JUSTIÇA E NO DINHEIRO DO FUNJURIS. ASSIM DÁ PARA COMPRAR MANSÕES, LANCHAS, CARROS IMPORTADOS E VIDA LUXUOSA PARA FILHOS, GENROS, ETC. SÓ NÃO DÁ PARA DÁ AUMENTO AOS SERVIDORES, PAGAR A URV E CUIDAR DA SAÚDE DOS SERVENTUÁRIOS. NO FINAL DO ANO AINDA REPARTEM O BOLO. "A PAPA DOS JUÍZES". CNJ NELES. QUANDO O SERJAL FALA EM REPOSIÇÃO SALARIAL AFIRMAM QUE O DUODÉCIMO NÃO DÁ. É CLARO. COM UM MONTE DE LADRÕES METENDO A MÃO. PELO MENOS É ISSO QUE O TADEU ESTÁ DIZENDO DE ALGUNS DOS MAGISTRADOS ALAGOANOS. MARCELO VAI SER PERSEGUIDO E MUITO.

  34. Alana Silva Almeida Farias - 15.05.2009 - 00:34

    Dr Marcelo, só vejo o senhor e o richermanso ostetarem a luta da honestidade na justiça. O Dr Maurilio da ALMGISS só vejo defender o tribunal e ficar gordinho de tanto tutu naquela juriscreds

  35. Caio Silva - 14.05.2009 - 23:56

    Caro amigo Marcelo Tadeu vc está mais de que certo.Tem Juízes que são dono de cidades,uma dela é a cidadizinha no litoral norte,veja quem manda lá.Estamos achando que este Juiz mudou sua VARA para aquela cidade,procuramos aqui na Capital ou seja no FORUM e não encontramos,sabe onde ele está?na cidadizinha,só pode, comprou todas as terras de lá,coitados dos nativos não pode ter um pedaço de terra que o Sr. Juiz vai lá e compra. Seu filho foi eleito e reeileito para prefeito desta cidade, mas o prefeito de verdade é o Sr. Juiz. CNJ investigue com muita atenção que vai ser facil achar esse Juiz,ele é muito esperto. Esse Juiz vive fazendo absurdo com o povo, usando o PODER.

  36. Suzi Rego - 14.05.2009 - 23:22

    A RELAÇÃO DE MAGISTRADOS CORRUPTOS INCRUSTRADOS NO SUBMUNDO DO CRIME DO TJ É MUITO VASTA, COMEÇANDO POR ORLANDO MANSO E SUA FAMILIA, ESTER MANSO, KLEVER LOREIRO, QUE TEM UM FILHO ELEITO PREFEITO DE UMA CIDADE, COM O APOIO PUBLICO E NOTÓRIO DO PAI CORRUPTO, WASHINGTON LUIZ, JAMES MAGALHAÊS, OTÁVIO PRAXEDES, E MAIS UMA TURMA DA PESADA QUE FICARAM RICOS DO DIA PARA NOITE.
    MARCELO TADEU TEM TODA RAZÃO.
    O TJ DE ALAGOAS É UMA VERGONHA.
    MUITOS MAGISTRADOS LIGADOS AO CRIME ORGANIZADO.
    DEUS NOS PROTEJA DESSES MARGINAIS DE TOGA.
    O CNJ PRECISA SABER DO LAMAÇAL QUE ESSES JUIZES COLOCARAM A JUSTIÇA DE ALAGOAS.

  37. Suzi Rego - 14.05.2009 - 23:22

    A RELAÇÃO DE MAGISTRADOS CORRUPTOS INCRUSTRADOS NO SUBMUNDO DO CRIME DO TJ É MUITO VASTA, COMEÇANDO POR ORLANDO MANSO E SUA FAMILIA, ESTER MANSO, KLEVER LOREIRO, QUE TEM UM FILHO ELEITO PREFEITO DE UMA CIDADE, COM O APOIO PUBLICO E NOTÓRIO DO PAI CORRUPTO, WASHINGTON LUIZ, JAMES MAGALHAÊS, OTÁVIO PRAXEDES, E MAIS UMA TURMA DA PESADA QUE FICARAM RICOS DO DIA PARA NOITE.
    MARCELO TADEU TEM TODA RAZÃO.
    O TJ DE ALAGOAS É UMA VERGONHA.
    MUITOS MAGISTRADOS LIGADOS AO CRIME ORGANIZADO.
    DEUS NOS PROTEJA DESSES MARGINAIS DE TOGA.
    O CNJ PRECISA SABER DO LAMAÇAL QUE ESSES JUIZES COLOCARAM A JUSTIÇA DE ALAGOAS.

  38. José Lenilson Alves a Silva - 14.05.2009 - 23:17

    Dr. Tadeu...
    Elle tem doutorado?
    É conversa "pra" boi dormir...

  39. O BESTA - 14.05.2009 - 22:55

    O CNJ precisa investigar, desde os primeiros passos, como foi a edição dessa lei da venda dos precatórios.
    Como admitir uma decisão judicial transitada em julgado, tão suada, ser desmoralizada por uma simples lei.
    Como admitir o serv. público ter direito, por decisão judicial transitada em julgado, a receber R$ 1.000.000,00, e esses bandidos, travestidos de autoridade, inventarem uma lei, para não pagar, e quem queira receber ser lesado em 70% desse valor. E o pior, a justiça é desmoralizada, e não faz nada.

  40. Zétolo - 14.05.2009 - 22:47

    Pura desfaçatez desse MM.juiz ao dizer que não ganha bem. Só trabalham três dias na semana(15 horas), a produtividade é cobrada, porém sem nenhuma conferência da veracidade do que é enviado a corregedoria; como também, uma boa parte enviam endereços fictícios,onde resídem em suas respectivas comarcas.

  41. Alagoano - 14.05.2009 - 22:07

    Tem que investigar!

    Lugar de bandido é na cadeia e magistrado que comete crime, por simples que seja a infração deve ser considerado hediondo.

  42. Mario Jorge - 14.05.2009 - 21:27

    Além de prevaricar com os outros poderes, ainda usam de nepotismo cruzado e isso não vem de hoje nao, sempre aconteceu e não teve órgão fiscalizador para não permitir. todos eles trocam favores, emrpegos.

  43. custos legis - 14.05.2009 - 21:16

    Dr. Tdeu não precisa dizer mais nada, ja entende, isso vai dar em pizza de preferencia da casa de um dos magistrados na barra de são miguel.kkkkkkkkkkkkk

  44. Joao Paulo - 14.05.2009 - 21:12

    N disse novidade alguma... Mas eh otimo ouvir da boca de um juiz o que todo mundo ta careca de saber... A maioria (existem, de fato, excecoes)dos juizes e desembargadores alagoanos deve ser formada em economia (ate pq de direito pouco sabem) para galgar tamanho patrimonio milionario com um salario que n chega a R$ 14 mil liquido (juiz de 3 entrancia: R$ 13 mil e uns quebrados)... Com a palavra os MMs....

  45. SOS CidadãoAlagoano - 14.05.2009 - 21:10

    Uma pergunta que não quer calar. Será que a nomeação dos Desembegadores sequem os critérios de antiguidade e merecimento, ou de apadrinhagem? Com a resposta o CNJ.

  46. Paulo Dario - 14.05.2009 - 20:55

    A tarefa de fiscalizar a execução do Orçamento cabe ao Poder Legislativo, que faz isso com o auxílio do Tribunal de Contas. Existe um Tribunal de Contas federal, ligado ao Congresso Nacional, e Tribunais de Contas em todos os Estados, para analisar os gastos dos governos estaduais e das prefeituras.
    CNJ neles!

  47. doido de pedra - 14.05.2009 - 20:51

    Já tem muitos desembargadores que vão dizer que o que tem é herança de papai, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...apartamentos luxuosos, casas de show, fazendas, frota de carros importados, todos os filhos com super ap à beira mar... quero ver se o CNJ tem coragem mesmo.

  48. DESAFORADO - 14.05.2009 - 20:44

    JA NAO ERA SEM TEMPO, POIS COM TODO O RESPEITO QUE DEVEMOS TER PELOS MAGISTRADOS, TEM MUITA COISA PODRE NAO É MESMO? E TEM MAIS, MUITAS DAS VEZES AGINDO EM CAUSA PROPRIA.

  49. D - 14.05.2009 - 20:44

    JA NAO ERA SEM TEMPO, POIS COM TODO O RESPEITO QUE DEVEMOS TER PELOS MAGISTRADOS, TEM MUITA COISA PODRE NAO É MESMO? E TEM MAIS, MUITAS DAS VEZES AGINDO EM CAUSA PROPRIA.

  50. FOSSA DAS ALAGOAS - 14.05.2009 - 18:56

    Pois é, tem Juíz que coloca o patrimônio no nome dos filhos, deve-se também investigar os seus próximos.
    Juíz que transformou sua moradia, em área nobre, com três lotes, em casa de FESTA, tem que se explicar.
    E quem tem vários apartamentos de Frente para o MAR, com 14 mil não dá.
    Como é bom ver ALAGOAS SENDO DEPURADA, tirando os malandros da casca. Entra de sola CNJ!
    Se o CNJ pudesse da plantão em ALAGOAS, seria uma maravilha.
    É tudo que o alagoano deseja: CNJ + LUNA = DEPURAÇÃO

  51. vigilante - 14.05.2009 - 18:14

    Pois é, Dr. Mrcelo Tadeu,além de ostentarem o que naõ podem, ainda se acham muito poderosos. Quando sentam naquela cadeira, acham que são um Deus. Outra coisa que não concordo:como pode um cidadão, só porque é juiz, na maioria das vezes, mais "sujo" que o reu, proferir uma sentença, numa decisão só dele? Teria que ouvir um conselho, ou alguma instituição similar; até porque,às vezes o tal juiz, age de forma parcial, pois tem interesses escusos:estamos vendo toda hora, decisões jurídicas que são verdadeiras aberrações! E até comentários comprometedores surgem em relação a magistrados Como leigo, sugiro que o meio jurídico reveja essa sugestão, pois é muito sério, sabermos que quem vai decidir nossa vida é um único cidadão, que nem reputação possui.

  52. VALEU CNJ ESTAMOS ESPERANDO MAIS, NESSE MATO TEM COELHO - 14.05.2009 - 17:51

    Os alagoanos estao gostando de ver a atuação em cima desses homens que pensam que podem tudo, acham que sao intocaveis. Toma juizes e desembargadores o que voces queriam. Só esta faltando ir no predio da JUSTIÇA ELEITORAL, fazer uma devassa por lá. Tô gostando de ver.

  53. AGORA OS DESEMBARGADORES VAI OU RACHA COM O CNJ A FRENTE!!! - 14.05.2009 - 17:43

    Olhem so nao é que o CNJ ta botando quente ensima dessa INJUSTIÇA, igual ao SUPERINTENDENTE DA POLICIA FEDERAO DR JOSE PINTO DE LUNA, vejam só, aí a coisa vai, os alagoanos ja começam a ver a seriedade do CNJ. Nao se esqueçam de dar uma passadinha no TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS, para investigar o CONCURSO DE CARTAS MARCADAS, que so foram alcançados os filhos dos funcionarios e colegas deles, estamos aguardando com muita ansiedade, agradecemos todos nos CONCURSADOS que foram queimados da listagem desta COLENDO TRIBUNAL!!!! VAMOS LÁ TÁ Já chegando o que queremos.... J U S T I Ç A PARA TODOS os concorrentes dos CARGOS DE ATENDENTES JUDICIARIOS E AUXILIARES JUDICIARIOS, mais uma vez obrigado(a).

  54. JOAKIN MANUEL - 14.05.2009 - 17:42

    CHUTOU O BALDE , MUITO BEM FEITO OTEXTO , NAO CITA NINGUEM , MAS DIZ QUE TEM JUIZ MILIONÁRIO , É ALGO PARA O CNJ VERIFICAR . A GANANCIA DO SE RHUMANO O DEIXA CEGO E ELE PARTE PARA A ILICITUDE PARA VIVER MELHOR . TRABALHO NÃO ENRIQUECE, MAS DIGNIFICA O HOMEM.

  55. EDUARDO COSTA - 14.05.2009 - 17:10

    ENTÃO NÃO VAI ESCAPAR NEM DEZ, TEM EM MONTE DE JUÍZES E DESEMBARGADORES QUE SÃO COMO OS TATURANAS.... RIPA NELES!!!!!!!

  56. EDUARDO COSTA - 14.05.2009 - 17:10

    ENTÃO NÃO VAI ESCAPAR NEM DEZ, TEM EM MONTE DE JUÍZES E DESEMBARGADORES QUE SÃO COMO OS TATURANAS.... RIPA NELES!!!!!!!

Extra Online

Extra Alagoas - AL
14/05/2009 - 16:57

PREFEITOS MANDAM NA JUSTIÇA ALAGOANA

Comarcas do Interior são custeadas pelas prefeituras em prejuízo da isenção dos juízes e até dos promotores

FERNANDO ARAUJO – faraujofilho@yahoo.com.br

Afora a Capital, todas as comarcas de Alagoas só funcionam com ajuda das prefeituras, que pagam os servidores, água, luz, telefone, alimento e até o combustível para o carro do juiz. É o que a procuradora federal Niedja Kaspary chama de simbiose da promiscuidade. “Tem juiz que recebe até televisor LCD”, disse Kaspary ao condenar essa relação promíscua entre justiça e prefeituras.

Para o juiz Marcelo Tadeu - um dos poucos magistrados a marcar presença na audiência pública do CNJ - esse desordenamento sempre acaba influenciando as decisões dos juízes, principalmente quando prefeito e município são réus no processo. Perseguido por querer trabalhar certo, ele culpa o TJ pelo caos na justiça de primeiro grau – responsável por mais de 90% dos processos - e sugere a todos os juízes do Interior que dispensem os favores do município para forçar o Tribunal de Justiça a tomar uma decisão, já que até agora tem sido omisso nessa questão crucial.

“Veja o caso de São Miguel dos Campos onde os juízes estão pagando pela omissão do Tribunal de Justiça, que não dá conta da sua estrutura de primeiro grau no Interior, deixando os magistrados a mercê do poder público municipal”, disse Marcelo Tadeu referindo-se às denúncias de improbidade administrativa contra todos juízes daquela comarca. “É bom que fique claro que a Dra. Eliane Normande, administradora do fórum de São Miguel, é uma juíza séria. Tanto que procurou o presidente do TJ para assinar o convênio com a prefeitura e legalizar a situação, mas ele negou-se a assinar o documento”.

LEIA MAIS NO JORNAL EXTRA – NAS BANCAS


42 comentários

  1. FENIX - 17.05.2009 - 14:02

    interessantes comentários enviados a este blog, no entanto esqueceram de citar o maior "corruptor" do judiciário, sem dúvida o poder Executivo estadual, aumentando graciosamente os duodécimos dos demais poderes, isso é vergonhoso e uma forma escancarada de comprar a imparcialidade, servidor público algum ganha processo (ação) contra o estado, milhares de processos com o famoso embargo de gaveta. com a palavra o CNJ, ou quem sabe só nos resta lamentar.............

  2. saaluiz - 17.05.2009 - 10:30

    Aqui em sao luiz do quitunde o juir e comprado por cicero da cachorra tenha vegonha juizinho e var trabalha.......

  3. RUIPALMEIRENSE - 17.05.2009 - 10:20

    Parabens ao jornalista pela belíssima reportagem. Quero tambem deixar claro que a Comarca de Saõ José da Tapera, que atende Carneiros e Senador Rui Palmeira, não é diferente, são muitas as irregularidades aqui desta cidade de Senador RUi Palmeira, desvios de verbas do FUNDEB, e de muitos outros´fundos, como desvios de funções, funcionários fantasmos, caos na saúde, e em todas as secretarias, nepotismo, todos os filho e irmãos do prefeito SILOÈ MOURA são secretarios, enfim a justiça de Tapera, Que tem DR. Mauricio Wanderlei como promotor e juiz substituto não fazem nada, pois recebem propina do Prefeito e da sua filha prefeita JEANE MOURA, pois esta mesma diz em todos os lugares, sou amiga do promotor e do juiz. E agoara que vai olhar por nós ruipalmeirense??? Alguem tem que ver isso. Chega de injustiça

  4. Sindicalista - 16.05.2009 - 22:32

    Quero falar de uma juiza séria e honesta e justa: Dra. Nirvana, essa é correta e não se mistura como os demais. Acreditem.

  5. Menino de Rua - 16.05.2009 - 22:18

    Pão de Açúcar que o diga.Aqui nessa cidade é uma vergonha a justiça.A nossa eleição foi uma história pra qualquer um ficar indignado,vejão bem: A senhora promotora de justiça desta bem dita cidade,mandou prender a filha do então canidato a vice-prefeito Jairo de Deyse como é chamado,no mesmo dia da eleição,motivo:Sua mãe,esposa do canidato a vice-prefeito,e canidata a veriadora, colocou um adesivo,conhecido de todos como santinho, no peito da sua própia filha,e foi flagada pela tão promotora de justiça.Se a lei diz que não se pode prender ninguem no dia da eleição;por que motivo a promotora mandou prender a menina?A nossa cidade precisa de uma explicação da senhora promotora de justiça da qui de Pão de Açúcar.Que o CNJ que envestigue.

  6. PORTOCALVENSE - 16.05.2009 - 21:12

    NA INAUGARAÇAO DO FORUM DE PORTO CALVO O ALMOÇO FOI OFERECIDO NA CASA DO PREFEITO KAIKA E OS DESEMBARGADORES ESTAVAM LA. ISSO É CERTO?

  7. Pilarense apaixonado - 16.05.2009 - 14:07

    O Juiz de Pilar, Dr. Rodolfo é um integro e honesto, sempre fez justiça e em nenhum momento se curvou a qualquer político da nossa terra. As eleições em Pilar foram limpas e o prefeito Oziel foi eleito porque o povo da nossa queria que ele continuasse o brilhante trabalho em prol de todos.

  8. SERVIDOR DE CAMPO ALEGRE - 16.05.2009 - 08:55

    Em CAMPO ALEGRE a Prefeitura faz e desfaz no FORUM. Servidores do Forum estão na folha de pagamento 2 da prefeitura de Campo Alegre para "facilitar" a vida da prefeitura quando for necessário. Será que a MM Juíza sabe disso?

  9. ADVOGADO ATENTO - 16.05.2009 - 00:26

    Como advogado atuante na área criminal, e já tendo "atuado" nas "audiências" "presididas" pelo juiz Maurício Breda, quero deixar aqui o meu protesto pela verdadeira "zona" que ocorre durante a prática dos atos judiciais na 6ª vara criminal. A qualidade na inquirição das testemunhas deixa muito a desejar pois não é admissível deixar com o promotor a tarefa de praticamente presidir a audiência, enquanto o juiz fica como uma barata doida entrando e saindo das salas. Inclusive já o estão chamando de desorientado. É lovável esses tais mutirões, desde que feito com responsabilidade e que os atos sejam verdadeiramente presididos pelo juiz e não da forma como está ocorrendo, o que já está gerando insatisfação de nós advogados que estamos assistindo nossos clientes serem prejudicados por uma instrução mal feita. Se meus clientes forem prejudicados nesses mutirões irei recorrer ao TJ, com certeza.

  10. ORELHA DE LEBRE - 16.05.2009 - 00:16

    É fácil descobrir quem são os juízes corruptos desse Estado. Basta a Corregedoria mandar fazer um levantamento de todos os bens "adquiridos" pelos srs. magistrados. É de estarrecer qualquer pessoa, pois não se pode admitir que um juiz seja proprietário de mansões, apartamentos superluxo à beira-mar, fazendas, centenas de cabeça de gado, carrões suntuosos, etc, ganhando entre R$ 12 a 13 mil reais mensais. Quem frequenta o Fórum do Barro Duro já ouviu falar nos nomes dos juízes IVAN BRITO, HENRIQUE, BRAGA, AFRÂNIO, KLÉVER, PEDRO JORGE, DOMINGOS NETO ETC, sempre acusando-os de vendedores de sentenças. CNJ neles, já que a corregedoria nada fez até hoje.

  11. Luiz Fidelis - 15.05.2009 - 23:16

    Acreditar que os perfeitos ajudam o judiciario sem querer nada em troca é mesmo que acreditar em papai noel!!!!!!! acorda justiça!!!!! Sempre falo que o problema do Brasil, não é educação, saude, segunça.... O problema é mesmo de justiça tendo justiça teremos tudo.

  12. manoel - 15.05.2009 - 17:26

    estar de parabem o JORNALISTA FERNANDO ARAUJO,porque Alagoas está se tornando a farra dos magistrados.

  13. Anderson - 15.05.2009 - 17:03

    Amigos em Limoeiro de Anadia,temos hoje um magistrado realmente digno de ocupar o cargo pois, com isenção de espirito apresenta-se como legitimo representante da Lei o cidadão de Limoeiro tem seu mais poderoso aliado a Justiça.

  14. Sério Carlos - 15.05.2009 - 15:25

    Pelo menos na cidade de Colônia Leopoldina, nós sabemos que o Promotor de Justiça (Dr. Jorge) tá botando p\\\'ra quebrar no prefeito: problema de um posto de gasolina com um laranja e problemas do FUNDEB. Dizem até que a secretária de educação tá internada. Parabéns, doutor.

  15. vigilante - 15.05.2009 - 14:55

    Quero ratificar as palavras do internauta Abraão:em S.M.dos Campos, é público e notório:o prefeito é quem tira a virgindade das meninas pobres das grotas e periferia. O arripilante é que temos um conselho de menor e nada faz. ELE É PEDÓFILO!!!!

  16. COERENTE - 15.05.2009 - 14:21

    Vão ao conjunto residencial aldebaram em Maceió e vejam o que o Dr. PROMOTOR DE JUSTIÇA MAGNO ALEXANDRE FERREIRA MAURA, conseguiu ao longo de 10 anos em LIMOEIRO DE ANADIA e o que ele está conseguindo em SÃO MIGUEL DOS CAMPOS. para quem sustenta a familia toda o homem tem muita coisa. que pena Dr. que acabou os dias 10, 20 e 30 daquela viúva.

  17. abraão - 15.05.2009 - 12:54

    POis é revoltado, em São Miguel todo mundo sabe que a Rosiane Santos(que por acaso é prefeita) é amante do Nivaldo "Dono de São Miguel" Jatobá, que o mesmo " doou" uma Carro tipo Van para A Justiça, que o Véio Nivaldo antes de ser prefeito tinha como Tara pegar moças Virgens(algumas menores de idade) para satisfazer seus instintos sexuais, depois comprava o silêncio dos pais com emprego para a ex-virgem e casa e carro para os pais... O véio ainda tem coragem de no dia das mães colocar faixas de congratulações a essas mães que ele tanto ofende através de suas taras e locupletamento do dinheiro que é nosso, dos nossos filhos.

  18. indignado - 15.05.2009 - 12:38

    Juiz de Flexeiras é outro corrupto!
    Pense num homem ladrão. Dr. Gilvan tome vergonha!!

  19. ricardo - 15.05.2009 - 09:45

    EM MURICI A JUIZA E SUSTENTADA PELA PREFEITURAS DE MURICI DOS CALHEIROS E DA PREFEITA RENATA DE BRANQUINHA!!!! CNJ NELA!!! MUITO EM BREVE VAI ESTOURAR UMA BOMBA DA JUIZA DE MURICI COM AGIOTA E COM A PREFEITA BRANQUINHA!!!!

  20. antonio - 15.05.2009 - 09:00

    Na cidade de messias haverá concurso público este ano e a empresa que vai ganhar a licitação que irá promover as provas será de Pernambuco (Ligada ao ex-prefeito). Todos sabem disso por lá.

  21. ELIANA NORMANDE A AMIGA DE RENAN CALHEIROS. - 15.05.2009 - 08:38

    MARCELO TADEU NÃO CONHECE ELIANA NORMANDE, QUALQUER ADVOGADO SABE QUE ELA É UMA GRANDE MAFIOSA, POIS ENTROU NA JUSTIÇA A PEDIDO DE RENAN CALHEIROS, QUE É GRANDE AMIGO DE SEU EX-ESPOSO, BRUNO MENDES, AQUELE QUE LEVAVA DINHEIRO PARA PAGAR A EX-AMANTE DE RENAN.

  22. Simplicio - 15.05.2009 - 07:21

    Porque é que em São José da Tapera-AL nunca houve uma investigação de desvio de verbas e outras mazelas, porque os juizes que vem trabalharem aqui são comprados por determinados políticos que mandam na cidade, nesta última eleição o juiz Mauro Baldine, fez a sua mala e sumiu, mas primeiro ele arquivou o processo da compra de votos, também podera a propina falou mais alto, os tapereenses que clamam por justiça começaram a ter esperança de que ia ter uma política nova em nossa cidade, mas foi só blefe, ou seja foi pior do que os anteriores, só que alguem vai sofrer na pele porque ele é maquiavélico.

  23. ZECA GALO - 15.05.2009 - 07:19

    Analise o que pode acontecer com o poder judiciário num município onde o prefeito é acusado de praticar diversos crimes incluindo homicídios? O que não pode acontecer numa cidade onde o prefeito é quase analfabeto, mafioso, megalomaníaco e vaidoso? Imagine muito mais e compare com nossa querida e DEZgovernada Delmiro Gouveia... Que DEUS nos guarde e proteja as famílias delmirenses, ora ameaçadas e DEZmoralizadas por uns foras - de lei.

  24. CIDADÃO DE CAMPO ALEGRE REVOLTADO - 15.05.2009 - 06:34

    Em campo Alegre, o aluquel da casa da Juiza e iqual ao aluquel de o Apt. na P.verde, R$2.000.00, o MP de Pajero carro identico ao do MT, como é que esse homem vai perde uma ação na Justiça Local. UMA VERGONHA.

  25. MARCIO O PIRANHUDO - 15.05.2009 - 04:17

    o nosso querido forum de piranhas, digo sem medo de errar estar corrompido, é extensão da prefeitura, o ministério público do mesmo jeito, também a prefeitura banca todas as despesas, não há em que se falar em autonomia dos poderes, aqui em piranhas não.

  26. EX-DEPUTADO - 15.05.2009 - 01:27

    "NÃO É ASSIM EM TODAS AS COMARCAS. HÁ JUÍZES SÉRIOS NO ESTADO. E NÃO É PORQUE AS PREFEITURAS COLABORAM QUE O JUIZ VAI DEIXAR DE APLICAR A LEI. UM JUIZ RECEBER TV LCD É CORRUPÇÃO. MAS A CORRUPÇÃO VEM DE CIMA. ENTÃO?... AJUDAR NO CUSTEIO DOS FÓRUNS ACHO ATÉ NORMAL. PRIVILÉGIO AO MAGISTRADO É CORRUPÇÃO. MAS CORRUPÇÃO MESMO É A FARRA DO TJ....MORDOMIAS, ASSESSOR DE TODO TIPO, ENQUANTO NAS COMARCAS OS SERVIDORES CARREGAM O PIANO". DECISÃO DE JUIZ A FAVOR DE PREFEITO?....E AS DECISÕES DOS DESEMBARGADORES É DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS PODEROSOS DO ESTADO?....QUEM FOR CERTO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

  27. Alana Silva Almeida Farias - 15.05.2009 - 00:35

    Isso não é novidade. Praque o CNJ veio? Não vi foi nada. Fiquei sabendo quando eles foram embora.

  28. PARABÉNS SR. REDATOR DO EXTRA - 14.05.2009 - 23:38

    Parabéns SR. JORNALISTA FERNANDO ARAUJO, PELA BELÍSSIMA MATÉRIA, vou relatar que o ex-prefeito de Matriz
    de Camaragibe e São Luis do Quitunde
    sr. Cicero Cavalcante, sempre pagou contas das Comarcas e dos Exmos. Juizes e Promotores das duas cidades, e até casa alugada para criar cachorros (CÃO) da promotora. Isso só acontece em Alagoas mesmo. Obrigado.
    ass. Carlos & Silva

  29. José Lenilson Alves a Silva - 14.05.2009 - 23:35

    Realmente, o Prefeito Maurício Tenório
    não consegue, historicamente, honrar o nome da família TENÓRIO...

  30. Mineirim - 14.05.2009 - 21:50

    Novidade! Isso também acontece nas delegacias dos municípios, onde as prefeituras pagam combustível para as viaturas, alimentação dos policiais e a limpeza das delegacias, o que seria obrigação do Estado. De certa forma, isso acontece como troca de favores.

  31. Pedro Paulo - 14.05.2009 - 21:08

    Alagoas é uma vergonha desenfreada, exemplo que nenhuma outra unidade da Federação deve seguir. No municipio de Delmiro Gouveia, se a Drª Niedja Kaspary fizesse uma investigação, que não precisaria ser tão apurada iria contatar tal sibiose; os julgamentos feitos por algumas magistrada nesse municipio apenas beneficiam o poder executivo.

  32. noemia - 14.05.2009 - 21:07

    douto odilon marques e pau mandado de cicero cavalcante ate viagens ja ganhou vcs tem memoria curta festa de anivesario reformas em sua casas alugada etc

  33. delmirense indignado - 14.05.2009 - 20:58

    Matéria jornalística perfeita. O JUIZ DR. MARCELO TADEU, conheço apenas de nome. GRANDE HOMEM. Cumprimento-o daquí. "Simbiose da promiscuidade": Delmiro Gouveia. É só procurar que acha.

  34. SOS CidadãoAlagoano - 14.05.2009 - 20:55

    Então essa justiça de Alagoas é uma Zona.

  35. HERCULES ANDRADE - 14.05.2009 - 20:36

    A CIDADE DE PILAR É UM EXEMPLO PERFEITO, A ELEIÇÃO AQUI SÓ DEU PARA O PREFEITO ATUAL OZIEL BARROS, TAMBÉM O JUIZ SÓ SE PREUCUPOU COM O ADVERSÁRIO O ATUAL FEZ O QUI QUIZ. " E GANHOU "

  36. SIMPLÍCIO - 14.05.2009 - 19:43

    É por isso que o CABELEIRA deita e rola em Delmiro, onde histórias escabrosas correm de boca em boca. Até quando teremos que conviver com o crime oranizado neste estado? Vejam, a juíza ter que pedir arrego a um verme envolvido em vários crimes, o que podemos esperar....

  37. SIMPLÍCIO - 14.05.2009 - 19:42

    É por isso que o CABELEIRA deita e rola em Delmiro, onde histórias escabrosas correm de boca em boca. Até quando teremos que conviver com o crime oranizado neste estado? Vejam, a juíza ter que pedir arrego a um verme envolvido em vários crimes, o que podemos esperar.

  38. José Alfredo - Pilar - 14.05.2009 - 19:10

    AQUI NO PILAR, A COISA TÁ FEIA, OS PROCESSOS SÃO ARQUIVADOS, É O QUE SE COMENTA A BOCA MIUDA ENTRE OS POLÍTICOS E CABOS ELEITORAIS

  39. REVOLTADO - 14.05.2009 - 18:33

    SAO MIGUEL DOS CAMPOS QUEM MANDA NA JUSTICA E NIVALDO JATOBA AQUI NAO TEM MINISTERIO PUBLICO QUEM MANDA E NIVALDO E PONTO FINAL,TODOS OS JUIZES TEM MEDO DO HOME, PROMOTOR BORA AS CALCAS SO DE FALAR O NOME DO VEIO, NAO E A TOA QUE SUA MULHER OU AMANTE E PREFEITA QUANDO NA ELEICAO ANTERIOR UM JUIZ DISSE QUE NAO SABIA DE NADA INVESTIGUEM AS CONTAS DOS JUIZES QUE PASSARAM EM SAO MIGUEL E SE ELES TEM CARROS DA TOYOTA OU MERCEDES BENZ ATE CARRO COMPROU PRO JUDICIARIO UMA VERGONHA, AGORA ESSES JUIZES QUANDO PEGAM UMA PESSOA POBRE E HUMILDE O CARA SE LASCA.

  40. CIDADÃO DE CAMPO ALEGRE REVOLTADO - 14.05.2009 - 18:14

    São poucas as comarcas que não tem ajuda das prefeituras com alugueis, refeições, combustiveis. Uma vergonha é em Campo Alegre, por isso o prefeito não foi cassado, com os dois comendo na mão dele, isso não pode acontecer.

  41. vigilante - 14.05.2009 - 17:59

    Pararabéns por tão oprtuna matéria. Trabalho numa prefeitura do interior e, essa simbiose é perfeita:pode atrasar tudo, na prefeitura, menos os compromissos asumidos, informalmente, c/ o juiz e o delegado, principalmente. Então, como vemos, a cumplicidade anda de mãos dadas entre, poder municipal e justiça local. E assim, caro jornalista(de suma inteligência), imagine só, o poder de mando de um prefeito do interior:Ele casa e batisa e fica por isso mesmo. Está explicado tão acirrada briga, por tal cargo:além de tantos poderes, a dinheirama é farta e fácil. Mas nem tudo está perdido:temos o 4º poder, A MÍDIA que tanto tem incomodado esses poderosos chefões. Infelizmente, poucos meios de comunicação em Al. têm a independência desse jornal extra. A maioria, está atrelada ao poder econômico local, o que é uma pena. As matérias feitas por você, Sr. Fernando, são excelentes! São aprendizados de alto nivel! Aliás existem neste semanário, existem bons, excelentes escritores, jornalistas. Mas , você e o Mendonça Neto, representam o que há de melhor, do jornalismo escrito no Estadode Alagoas. Parabéns e muito sucesso, sabedoria e independência. Sugiro(não sei se já o são) professores da UFAL, preparando assim seus seguidores. Precisamos de jornalistas desse porte:competentes , inteligentes e independentes(até que rimou). Vão em frente.

  42. JOAKIN MANUEL - 14.05.2009 - 17:47

    INACREDITÁVEL, O TJ NÃO VIU ISSO ??? ALIAS , O TJ FAZ ASSIM EXATAMENTE PARA DEIXAR TUDO NA MÃO DOS POLITICOS, É CONIVENTE TAMBÉM ...